ESCLARECIMENTO SOBRE O DESLIGAMENTO OCORRIDO NO ULTIMO DIA 21 DE MARÇO DE 2018.

Posted on March 23, 2018

BELO MONTE TRANSMISSORA DE ENERGIA – BMTE
ESCLARECIMENTO SOBRE O DESLIGAMENTO OCORRIDO NO ULTIMO DIA 21 DE MARÇO DE 2018.

A respeito das últimas notícias veiculadas pela imprensa, sobre diversos aspectos que envolvem o desligamento das instalações de transmissão – (UHVDC), a BMTE informa que:

1. Na tarde de 21 de março de 2018 houve um desligamento do Bipolo 1 da BMTE quando o mesmo estava transmitindo 3.700 MW em processo de elevação da potência transmitida para o programado de 4.000 MW. Este desligamento está sob análise da área técnica da BMTE. Informações preliminares indicam que a causa do desligamento foi o mal funcionamento da proteção do disjuntor da barra que interliga o pátio de 500 kV da Estação Conversora de Xingu ao pátio de 500 kV da Subestação que recebe as linhas de transmissão que trazem energia da usina. Com a abertura desse disjuntor houve interrupção do fluxo de energia da usina para a estação conversora o que foi detectado pelo sistema de proteção da conversora e seu correspondente desligamento.

2. Não houve falha de equipamento. Houve operação indevida da proteção por ajuste da mesma. O equipamento em questão é um disjuntor de 500 kV, idêntico a milhares em operação em várias instalações no Brasil e no mundo. Todos os equipamentos são novos, de ultima geração e comprados pela BMTE de um dos mais renomados fabricantes mundiais.

3. Não houve qualquer defeito nas linhas de transmissão em corrente contínua nem nas duas estações conversoras de corrente alternada para contínua e vice-versa.

4. O Bipolo 1 foi desligado às 15:48h e após as verificações nos locais apropriados o Bipolo (Linha de transmissão e ambas Conversoras) foi disponibilizado ao sistema para operação às 16:11hm e está operando normalmente.

5. Em qualquer empreendimento novo do setor elétrico as regras estabelecem um período de 06 (seis) meses a partir da data de início da operação comercial para ajustes e testes sem penalização financeira. As instalações da BMTE tiveram sua entrada em operação comercial no dia 12/12/2017.

6. A Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE) é uma empresa brasileira – Sociedade de Propósito Específico (SPE), fundada em 15 de abril de 2014 e composta pela State Grid Brazil Holding, que detém participação de 51%; e pelas brasileiras – subsidiárias da Eletrobras – Furnas e Eletronorte, com 24,5% cada. A empresa foi constituída para construir, operar e manter, durante o período de concessão de 30 anos estabelecido pela Aneel, a Linha de Transmissão de Corrente Contínua em Ultra-Alta Tensão (UHVDC) de ±800 kVCC Xingu (PA) – Estreito (MG), as Estações Conversoras de Xingu e de Estreito de 4.000 MW e Instalações Associadas ao seu pleno funcionamento.

A Belo Monte Transmissora de Energia reitera seu compromisso com a sociedade brasileira através do esforço continuo estabelecendo altos padrões de qualidade e disponibilidade de serviço.

Categories
Archive