Primeiro bipolo de transmissão de ±800 kV UHVDC entra em operação com dois meses de antecedência

Postado em 14 de dezembro, 2017

Entrou em operação no dia 12 de dezembro de 2017, a primeira linha de transmissão de energia de ±800 kV UHVDC – Ultrahigh-Voltage Direct Current – da América Latina, que escoa a energia gerada pela usina de Belo Monte no Pará ao Sistema Interligado Nacional (SIN), na região Sudeste. O empreendimento entra em operação com dois meses de antecedência do prazo estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, beneficiando o país aumentando a oferta de energia em pleno verão, quando ocorre o pico da demanda.

Com investimento na ordem de R$ 5 bilhões, a Linha de Transmissão ±800 kV UHVDC Xingu-Estreito – Bipolo1 tem extensão de 2.076 km, iniciando no Pará, (PA), atravessando Tocantins (TO) e Goiás (GO) até chegar ao sul de Minas Gerais (MG) passando por 70 municípios. O projeto engloba ainda duas estações conversoras de capacidades 4000 MW, dois eletrodos de terra e suas respectivas linhas de transmissão com 36km no estado do Pará e 72 km predominantemente no estado de São Paulo, seis estações repetidoras de telecomunicações e sete centros de manutenção, entre outras instalações associadas.

A sociedade de propósito específico Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), formada por State Grid Brazil Holding (51 por cento), Furnas Centrais Elétricas (24,5 por cento) e Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. Eletronorte (24,5 por cento), foi a responsável pela construção do empreendimento.

Fotos

Categorias